O preenchimento desta tabela segue a mesma lógica da tabela anterior. A única diferença é que existe uma coluna a mais para detalhar qual é o tipo de gasto para uma Origem específica.
Exemplo: Vamos cadastrar um gasto referente à Alimentação.
Para o gasto referente à alimentação, é possível detalhar conforme a coluna de detalhamento. No exemplo, o gasto de alimentação foi referente a compras de Supermercado.
Aba Investimentos
Na tabela de investimentos você irá registrar todas as movimentações referentes às entradas ou saídas de investimentos. No caso deste controle, temos duas situações possíveis:
1 - O dinheiro sai da sua conta para um determinado fundo de investimento.
2 - O dinheiro volta de um fundo específico para a sua conta.
Levando em consideração os dois cenários anteriores possíveis, você deverá preencher a coluna de Valor R$ da seguinte forma:
1 - Negativo SE o valor sai da sua conta para um fundo de investimento específico
2 - Positivo SE o valor retorna para a sua conta de um determinado fundo de investimento.
Aba Real
A aba Real mostra um resumo de todas as receitas e despesas em um determinado ano, divididos para cada uma das categorias. Por meio desta tabela, você consegue ter uma visão geral de todas as movimentações, e identificar as principais fontes de gasto.
Além disso, ao final você pode verificar o Saldo Final em conta para cada um dos meses, além de um saldo acumulado.
Estes valores se alteram automaticamente de acordo com o ano de análise, informado na célula J2. Importante destacar que esta célula possui uma validação de dados para permitir apenas os anos que possuem informações de receitas/despesas/investimentos.
Aba Resumo
Além dos gráficos acima, você também pode consultar o histórico de receitas e despesas, detalhados por categorias, em um gráfico mais abaixo.
Aba Cadastros
Na aba Cadastros é onde você vai personalizar cada um dos seus gastos específicos. A planilha foi criada de modo a deixar tudo automático após as atualizações desta aba. Então você pode excluir uma linha de uma tabela desta aba, ou incluir uma linha para personalizar para o seu caso, que toda a planilha será atualizada.
Das colunas D até N, é onde você irá descrever cada um dos tipos de despesas/receitas/investimentos.
Na coluna R, você vai personalizar de acordo com as fontes/destinos de cada uma das suas movimentações, e na coluna T você apenas irá listar as categorias de gastos, de acordo com os títulos de cada uma das tabelas das colunas D até N.